O FUTEBOL NA CIDADE DE TOLEDO

sobre o tec

O Toledo Esporte Clube é um clube brasileiro de futebol da cidade de Toledo, no estado do Paraná. Foi fundado em 10 de fevereiro de 2004 com o nome de Toledo Colônia Work, em 2015 alterou seu nome para Toledo Futebol e em 30 de agosto de 2016 alterou novamente o nome para Toledo Esporte Clube. Seu estádio é o 14 de Dezembro, com capacidade para aproximadamente 15.500 pessoas. As cores são o azul e o bordô.

Durante o ano de sua fundação, atuava somente na categoria de base, mas no ano de 2005 fez sua estréia no futebol profissional com uma ótima campanha na Série Prata conseguindo o acesso ao Campeonato Paranaense de 2006. Mas como ainda era um clube muito novo, não conseguiu uma boa campanha em 2006 e acabou rebaixado à Série Prata de 2007. Mas a passagem pela Série Prata também foi curta, já que na Série Prata de 2007 se sagrou campeão e voltou a elite do futebol paranaense.

No ano de 2008, o futebol de Toledo reviveu seus grandes momentos no cenário estadual com uma grande campanha em casa (inclusive derrotou os grandes Atlético e Coritiba, ambos por 1 x 0). Nestes dois jogos, principalmente, o Estádio Municipal 14 de Dezembro ficou lotado com mais de 16 mil pessoas (tal fato não ocorria em Toledo desde o auge do Toledo Esporte Clube na década de 1990). O time ficou o campeonato estadual inteiro e mais 5 jogos da Série C do Brasileiro invicto quando perdeu a invencibilidade dentro de seus domínios na derrota de 3 x 1 para o Brasil de Pelotas - RS no dia 31 de agosto de 2008, sendo que a última derrota registrada no 14 de Dezembro tinha sido num jogo da Copa Paraná de 2007. Com a excelente campanha no Campeonato Paranaense de 2008, conquistando o 3º lugar, se classificou para a Série C de 2008 onde acabou eliminado na 2ª fase da competição e finalizou na 31ª colocação.

No ano de 2009 o Toledo Colônia Work disputou o Campeonato Paranaense e ficou na 9ª colocação, perdendo somente um jogo em casa contra o Paraná Clube. Já no próximo ano, não realizou um bom campeonato e acabou rebaixado para a Série Prata de 2011. Em 2011, formou uma boa equipe para a disputa da Divisão de Acesso e no dia 21 de agosto, o Toledo marcou seu retorno à 1ª divisão do futebol paranaense após a vitória de 2 x 1 sobre o Grêmio Metropolitano Maringá.

Em 30 de agosto de 2016 anunciou a mudança do nome para Toledo Esporte Clube, relembrando o nome do clube que existiu na cidade na década de 80 e 90, gerando uma ligação mais forte com a cidade.

Foto Álbum

Masculino

Galeria

Foto Álbum

Feminino

Galeria

Foto Álbum

Categoria de Base

Galeria

escudo

Desde sua fundação, em 2004, o Toledo passou por mudanças de nomes e escudos. Segue a evolução:

mascote "TECO: O PORCO BRAVO"

Foto mascote

VAMOS JUNTOS! VAMOS TEC!!! Até nossos mascotes já estão em campo, torcendo junto com a gente em busca do objetivo de alcançar o status de ser um dos melhores times do Estado do Paraná e conquistar o acesso à série D do Brasileiro e da Copa do Brasil. O Porco Bravo - TECO e o Tequinho representam uma das riquezas de nossa cidade e região, local onde se produz grande quantidade de suínos, seja para consumo nacional ou para exportação. Somos a casa da Festa do Porco no Rolete e de tantos outros pratos que envolvem nossos simpáticos mascotinhos!

Logo mascote


* Informe seu e-mail e receba todas as novidades do TEC. Não enviamos spam.